Pesquise neste blogue e na web

terça-feira, 22 de março de 2011

As flores e as cores da cidade


Como cidadão nativo de Balneário Camboriú, tenho muito orgulho da  minha cidade. Amo viver aqui e por isso tenho dedicado grande parte da minha vida ao serviço público. Já estou no quarto mandato como vereador e também ocupei outras funções na Administração Municipal. Hoje, especialmente, parei para olhar para a cidade e perceber seus detalhes, começando por duas avenidas que fazem parte da alma do nosso sistema viário: a Terceira e a Quarta. 


Quaresmeira maravilhosa na esquina da Rua 2070 com a Terceira
 Na maior parte dos dias, a gente - que não é turista - passa por elas com uma pressa danada, prestando atenção ao trânsito ou pensando em tudo o que é preciso fazer naquele dia. Mas quem já parou pra pensar que esse dia a dia corrido poderia ser mais cinza, menos humano, menos colorido? Eu sei quem: as pessoas que idealizaram este projeto de arborização e o colocaram em prática, no saudoso e incomparável governo do Rubens Spernau. O amigo Edson Kratz, homem caprichoso e de visão, junto com a força da equipe do paisagismo (Arlete e Cia) fizeram  e aconteceram. E ainda hoje muitos destes valorosos servidores municipais continuam aí, mantendo nossos canteiros maravilhosos. Obrigado a vocês!! Mas agora imagine uma Terceira Avenida sem as quaresmeiras e uma Quarta sem os bolões de ouro que pintam de amarelo as calçadas. Não dá, né? Estes dias fiz fotos destas lindas árvores em flor, no auge da sua exuberância e ainda hoje, já outono, elas exibem a sua beleza sem pedir nada em troca - exceto uns goles de água quando não chove e um pouco de carinho.

Mas os flagrantes de desrespeito estão presentes no cotidiano da nossa cidade. Até entendo que os trabalhadores muitas vezes não têm opções para estacionar suas bicicletas, mas acorrentá-las às árvores, sinceramente, não é a melhor solução. Os caules são sensíveis e o carinho com estas árvores não implica em muita coisa além de deixá-las lá, quietas, filtrando o monóxido de carbono dos veículos, colorindo e perfumando os caminhos por onde a gente passa.

Bicicletários públicos já!
Pior ainda é ver que os vândalos estão de plantão, prontos para destruir, covarde e inutilmente, uma muda de árvore. Por isso conclamo a comunidade a ficar de olho aberto, denunciando a falta de respeito com a natureza e com o patrimônio público. Vamos denunciar estes abusos!


Vandalismo precisa ser coibido



Nenhum comentário:

Postar um comentário